Quais os benefícios de investir no marketing digital?

Com o crescimento das possibilidades de empreender, novos negócios começaram a ganhar espaço no mercado. Com isso, investir no Marketing Digital é uma maneira de se destacar perante os concorrentes e conquistar potenciais clientes e melhores resultados.

Ao conhecer – e aplicar – o conceito do marketing digital, sua importância e estratégias, os empreendedores podem se aproximar do seu público-alvo, de novos investidores, aumentar as vendas e assim se tornar uma referência no setor de atuação.

Afinal, hoje, os canais digitais – com a internet e anúncios onlines – podem ser considerados os principais meios de comunicação e estratégias para atrair a atenção e posicionar as empresas.

O marketing digital possui diversos benefícios, principalmente quando comparado com o marketing tradicional.

Para se ter uma ideia, ele permite mais interação entre a marca e os consumidores, inclusive em tempo real, bem como ajuda na construção de relacionamento qualificado.

No entanto, apesar de sua importância, os investimentos em marketing digital não eliminam o uso do marketing tradicional, que geralmente conta com mídia impressa, outdoor, rádio e TV. 

Afinal, eles também desempenham um papel importante na geração de leads (potenciais clientes).

Compreendendo o marketing e sua importância

A inclusão das estratégias de marketing digital é fundamental para o posicionamento de um negócio na nova era, que é cada vez mais digitalizada. 

Ainda assim, é algo que necessita de atenção especial para garantir bons resultados aos negócios, seja de serviços de contabilidade preços ou lojas de artigos eletrônicos.

O público está cada vez mais conectado à internet, por isso as empresas precisam investir em marketing para criar e manter seu espaço no mercado.

Cabe considerar ainda que o poder e influência da internet na tomada de decisão das compras crescem na mesma proporção de usuários na rede. 

Mais ainda, as pessoas estão cada vez mais exigentes, ou seja, não basta oferecer produtos e serviços de qualidade, elas desejam uma ótima experiência e um atendimento personalizado, bem como se relacionar com marcas em quem confiam, interagem e se identificam.

Levando em conta que os leads têm cada vez mais poder de decisão e divulgação, os negócios de intercâmbio agências e de outras áreas precisam criar boas estratégias de marketing para atrair mais clientes e vender.

Para isso, o marketing digital é uma ótima opção.

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de atividades que empresas podem colocar em prática visando atrair novos negócios, desenvolvendo uma identidade de marca e promovendo um bom relacionamento junto ao público.

As principais estratégias de marketing digital consistem em:

  • SEO (Search Engine Optimization) em português otimização das páginas nos mecanismos de busca;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound marketing.

Além dessas, existem outras estratégias que podem ser implementadas no seu negócio de cesta básica alimentar ou em outros empreendimentos de diferentes áreas.

O uso dessas técnicas é importante para o sucesso da sua empresa, pois com os consumidores cada vez mais digitalizados, acompanhar as tendências do mercado é um jeito de ter novos clientes e criar campanhas mais adequadas ao público que pretende alcançar – visto que estão nesses canais.

Isso é crucial ao considerar os novos comportamentos do consumidor.

Para se ter uma ideia, atualmente, antes de fazer as compras, os usuários pesquisam informações sobre os produtos e serviços que estão interessados e, com base nas buscas, decidem se querem ou não comprar.

Seja para uma simples busca de informações ou soluções, a internet transformou o comportamento dos usuários. Por isso, os empreendedores precisam considerar os investimentos em marketing digital para obter ganhos positivos no negócio.

A importância do marketing digital

Antes de realizar uma compra de fato, seja de um produto ou para contratar um serviço como o de contabilidade fiscal e tributária, é natural que as pessoas realizem pesquisas para comparativo de preços e características das marcas.

Esse comportamento é muito comum pois os consumidores desejam ter sempre os melhores produtos e serviços, mais do que isso, querem ótimas experiências, entendendo o que realmente vai sanar suas dores e resolver suas necessidades.

Nesse sentido, é importante que as empresas pensem em boas estratégias de marketing digital para destacar seus diferenciais e demonstrar como podem auxiliar esses consumidores. 

Assim, o marketing será uma excelente ferramenta para alcançar e conquistar o público.

Ao marcar e fortalecer a presença no digital a sua empresa consegue, por exemplo, prospectar mais clientes, ter mais visibilidade e melhorar o relacionamento com o público já ativo. Conheça as vantagens de forma mais específica a seguir.

Benefícios de investir em marketing digital

Alguns empreendedores, mesmo conhecendo o conceito de marketing digital podem ter receio sobre os investimentos, se realmente vale a pena ou não implementar estratégias de marketing digital no seu negócio.

Sendo assim, conhecer alguns benefícios pode ser uma maneira de decidir o que é melhor para a sua empresa de paisagismo.

De forma detalhadas, os principais benefícios são:

  1. Possibilita que a empresa seja encontrada

É comum que as pessoas façam contato com uma marca para tirar dúvidas sobre produtos que pretendem comprar ou já adquiriram. Contudo, cada vez mais, também perguntam a respeito do site e das redes sociais. 

Os usuários gostam de conhecer melhor a marca, verificar informações e a partir disso ganhar confiança para realizar a compra.

Por isso, é essencial ter uma presença consistente, em vários canais, assim os consumidores podem encontrar a sua empresa com mais facilidade.

Os consumidores passam boa parte do tempo online, interagindo e buscando informações. Se você não marcar presença, por exemplo, no imaginário dos consumidores, as empresas concorrentes podem ganhar espaço e ocupar o seu lugar.

  1. Aumenta a fidelização dos clientes

Com uma grande concorrência no mercado, é preciso construir uma boa base de clientes fiéis, com grandes chances de comprar novamente na sua empresa, pois isso também contribui para a sobrevivência do negócio.

Os procedimentos de fidelização de clientes não são sempre fáceis, mas com ações de marketing específicas e o conhecimento sobre quem é o seu público, é possível ter ganhos interessantes.

Seja por meio de comunicação com o público ou divulgando promoções, é importante que você pense em soluções personalizadas para os clientes ao divulgar o seu empreendimento de areia de gato biodegradável, por exemplo.

Assim, você consegue chamar atenção dos consumidores, despertando o interesse pela sua empresa.

  1. Aumenta a autoridade da marca

A autoridade no mundo digital é um diferencial, além de ser decisivo para o sucesso do negócio.

Deste modo, é fundamental fortalecer a sua marca, se aproximando do público e tornando o negócio mais acessível e relevante.

  1. Gera engajamento com a persona

Um ponto positivo da internet é que permite atrair novos clientes e aumentar as oportunidades de vendas. Isso porque é possível criar e gerenciar um bom relacionamento com seus clientes.

A diferença é que a comunicação digital proporciona uma comunicação ampla, em que os clientes também encaminham dores, dúvidas e forças, ou seja, interagem com o negócio.

Com isso, as empresas podem oferecer conteúdos relevantes, publicidade e o público pode se comunicar com a marca.

Os laços que se formam por meio da interatividade costumam ser fortes.

Inclusive, com um cenário e concorrência cada vez mais acirrados, conquistar a persona (representação do cliente ideal) por meio do engajamento é uma maneira de manter a empresa viva no imaginário dos consumidores.

  1. Direciona a comunicação

O marketing digital possibilita segmentar bem a sua audiência. 

O processo de segmentação pode ser feito de diferentes formas, ocorrendo desde a escolha das melhores palavras-chave para cada público e estágio do funil de comprar, até características mais específicas para as divulgações dos anúncios e comunicação com subnichos da audiência.

Tal ação é fundamental pois, ao saber com quem você está se comunicando, um paisagista de jardim, por exemplo, pode adequar a linguagem do seu conteúdo e se aproximar mais do público que deseja conquistar.

  1. Permite a mensuração dos dados em tempo real

A análise e mensuração de resultados de cada campanha é um dos benefícios mais interessantes do marketing digital, algo que não era possível nas campanhas offline.

Uma empresa que investe no marketing tradicional, por exemplo, pode usar vários outdoors na cidade. Por mais que a equipe de marketing saiba a quantidade de outdoors, é impossível saber quantas pessoas realmente visualizaram o anúncio e quantas deles adquiriram um produto.

No marketing digital, com uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, os profissionais podem utilizar softwares e ferramentas específicas para ter informações de quantas pessoas abriram o e-mail ou fizeram uma compra.

Outra possibilidade é de acompanhar o tráfego do site e monitorar o comportamento dos usuários. O desempenho das campanhas no Google e nas redes sociais também podem ser mensuradas com eficiência e precisão.

A análise em tempo real permite que empresas como uma produtora de televisão possam redirecionar suas estratégias de marketing e investimentos para que as campanhas proporcionem os resultados esperados.

  1. Apresenta custo-benefício atrativo

Dizer que o marketing digital é mais barato do que os investimentos em marketing tradicional é uma realidade muito falada. 

Contudo, essa informação pode passar uma visão de que o marketing digital é de graça, ou que com baixo investimento é possível criar boas campanhas.

Essa informação é verdadeira em partes, pois os investimentos em mídia tradicional possuem um alto custo. Consequentemente, empresas com faturamento modesto nem sempre têm condições de fazer esse investimento.

Em contrapartida, essas empresas menores podem ter excelentes resultados com as estratégias online, que exigirão um menor investimento. 

Apesar disso, quanto mais investimento fizerem, inclusive diversificando as campanhas, mais potencial de resultado terão.

Inclusive grandes empresas costumam direcionar boa parte do seu orçamento para o marketing (incluindo o digital), pois sabem do excelente custo-benefício que possui.

Ou seja, apesar de demandar um menor investimento inicial, ainda assim é crucial realizar investimentos financeiros e, quanto mais bem estruturado e maior o investimento, melhor tende a ser o retorno obtido.

Considerações finais

Como pode ser percebido ao longo do material, investir em marketing digital proporciona diversos ganhos para as empresas, contribuindo desde o melhor direcionamento do público até a criação de campanhas mais efetivas e menos custosas.

Para além desses aspectos, ainda há outros benefícios interessantes que valem ser mencionados, como:

  • Permite acompanhar a jornada de compra dos clientes;
  • Aumenta a vantagem competitiva;
  • Tornar a marca uma referência no seu nicho de atuação;
  • Traz resultados de longa duração;
  • Gera leads mais qualificados.

Portanto, com diversos benefícios, os investimentos em marketing digital permitem que as empresas se destaquem no mercado, ganhem a confiança dos clientes e conquistem ótima lucratividade e sucesso. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.