Como ter sucesso nas vendas com o uso do marketing digital

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Em uma realidade em que todos ficam 24 horas conectados online é cada vez mais necessário entender como ter sucesso em vendas com o Marketing Digital.

O empreendedor que fica de fora desse ambiente, começa atrás dos seus concorrentes na aquisição de potenciais clientes. 

Isso porque, principalmente por conta da pandemia, diversas empresas migraram ou começaram no meio digital e esse canal se mostra uma das principais ferramentas para alcançar clientes.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Hostgator, empresa de hospedagem de sites, concluiu que, dos 5 mil entrevistados, 58% investiram na área digital a partir da pandemia, e dessas marcas, 64% percebeu um aumento nas vendas por conta da mudança.

Isso tudo comprova a necessidade que qualquer empreendedor tem de adotar as técnicas do Marketing Digital, do dono de uma empresa de contabilidade fiscal até o gestor de uma loja de roupas.

No entanto, nem todos sabem como evoluir a partir dessa estratégia de divulgação da marca e dos serviços oferecidos. Para saber como ter sucesso em vendas com o Marketing Digital, fique conosco nos próximos tópicos e saiba mais.

O que é o Marketing Digital?

Desenvolvido em 1990, o Marketing Digital é o nome que se dá para as estratégias e técnicas que possibilitam demarcar a presença de uma determinada marca nos meios online, seja a ação direcionada para celular, tablet ou desktop. Basta acessar a internet.

Com isso, sai de cena o contato direto com o vendedor da loja e entra a pesquisa de uma palavra-chave na internet. 

O consumidor não vai mais até o local, ele agora começa a pesquisar por “empresa de instalação de energia solar” para saber mais sobre as opções e, depois, se necessário se dirige até o endereço.

Assim, se o dono de uma empresa deseja aparecer para o seu público-alvo, ele deve fazer uso das estratégias do Marketing Digital aplicando esses termos que são procurados.

Nesse caso, para que isso seja possível, ele precisa conhecer o Inbound Marketing, uma técnica do Marketing Digital que possui o potencial de mudar completamente o cenário de alcance e autoridade de uma determinada empresa, atraindo os curiosos de forma mais discreta e informativa.

O que é Inbound Marketing?

A principal inovação do Marketing Digital se encontra no Inbound Marketing. Na sua versão em português: “marketing de atração”.

Na prática, esse método consiste em atrair o cliente para a sua marca por meio de conteúdos de valor e ações como:

  • Marketing de conteúdo;
  • Uso de redes sociais;
  • SEO;
  • Newsletter ou e-mail marketing;
  • Anúncios pagos (em formatos específicos, que não sejam intrusivos).

Esse conjunto de itens se destacam por fazerem um Escritório contábil ser reconhecido pelo público-alvo da empresa que usa essas estratégias. 

O oposto do Inbound Marketing é o Outbound Marketing. Nesse caso, a empresa vai até o cliente, a partir de um modelo tradicional e campanhas online ativas/intrusivas, como são as propagandas de rádio, TV e alguns comerciais dentro do Youtube. 

Mas, hoje, nosso foco será na potência do Inbound Marketing e o que ele pode trazer de novo para atingir o sucesso em vendas com o Marketing Digital que a sua empresa necessita.

Os primeiros passos antes do Inbound Marketing

Ao descobrir as possibilidades que o Inbound Marketing proporciona para o serviço online, muitos empreendedores enchem os olhos e vão aplicar as práticas em seus negócios. 

Contudo, existem alguns primeiros passos que são essenciais para exercer essa caminhada com qualidade.

Conheça a sua persona

Antes de iniciar qualquer tipo de estratégia de marketing você precisa criar uma persona. Isto é, um perfil do seu público ideal, com nome, gênero, idade, hobbies, localização e muito mais. Quanto mais dados aprofundados, melhor será para a sua marca.

Afinal, os meios de contato que uma empresa que fornece serviços contabilidade será totalmente diferente do perfil de uma lanchonete com foco em hambúrgueres artesanais, correto?

Além de buscar dados mais pessoais, busque entender quais são as necessidades, dores e anseios dessa pessoa para poder aplicar nos conteúdos da sua estratégia. 

O modo de se comunicar da persona também é importante para delimitar as ações de divulgação.

Tenha um endereço digital

Outro passo para começar a trabalhar com marketing digital é ter um endereço no Google Meu Negócio. É a partir do cadastro dentro da plataforma que você irá conseguir ser encontrado por alguém interessado nos seus serviços.

Quando o usuário pesquisa por terceirização de limpeza e, logo em seguida, digita uma palavra-chave que diz respeito à região em que ele vive, se a sua empresa estiver dentro do Google Meu Negócio, as chances de aparecer para ele aumentam drasticamente.

Nessa plataforma você deve inserir o título da sua loja, local de endereço, uma breve descrição e horário de funcionamento. 

Também é possível subir fotos do local e permitir que avaliações e comentários de terceiros, para que novos clientes sejam atraídos até o local.

Dicas para ter sucesso com o Marketing Digital

Depois de estudar a persona e estabelecer um endereço digital, você está preparado para iniciar as principais práticas do Marketing Digital. 

O melhor de tudo é que o investimento é baixo ou gratuito. Conheça abaixo o que você pode fazer a partir dessas técnicas.

  1. Faça uso do Marketing de Conteúdo

Uma das principais formas que existem de usar o marketing digital é pelo Marketing de Conteúdo. 

Nessa alternativa, a empresa é responsável por nutrir e educar o usuário, lead ou cliente com materiais úteis, interessantes e relevantes à respeito do nicho da empresa.

A criação de um blog com publicação periódica de artigos especializados sobre um tema em específico pode ser a opção ideal para atrair o cliente até o seu produto sem pagar nada.

Além de gerar tráfego orgânico, ajudando a sua marca a permanecer nos primeiros resultados das pesquisas, a sua empresa será vista como uma empresa que possui conhecimento e autoridade dentro do setor que você ocupa.

Se você gerencia um hotel em Caetité Bahia, por exemplo, pode alimentar o site da sua empresa com artigos sobre locais para passar as férias, dicas dos melhores hotéis e muitos outros conteúdos especiais sobre o tema, de acordo com o interesse do público.

  1. Use as redes sociais

Quando fizer o estudo da sua persona, verifique também quais são os canais digitais que ela mais acessa. Não perca tempo e crie perfis nessas redes sociais, de forma a atrair a persona onde ela estiver.

Dentro desses canais estude quais são os formatos que mais engajam o seu público e aposte em publicar conteúdos nesses moldes. Você pode escolher diversos meios, entre eles:

  • Vídeos;
  • Lives;
  • Reels;
  • Carrossel com fotos e vídeos;
  • Imagem com legenda

Uma outra possibilidade é usar a rede social como uma vitrine para os seus produtos. 

A possibilidade de ser um catálogo com as novidades dos seus projetos também pode servir dentro da rede social. 

Para alinhar com o tópico anterior, você pode compartilhar as publicações do blog dentro da rede social e manter um link para as publicações no perfil da sua rede social ou a partir de hyperlinks no corpo do texto.

  1. Conheça o e-mail marketing

Um outro meio de obter sucesso em vendas com o Marketing Digital é aumentar a proximidade entre você e o seu público por meio de atualizações diárias via e-mail com newsletters ou e-mail marketing.

Essa ação pode ser feita a partir do momento que o visitante se torna um lead, passando informações pessoais para o seu banco de dados. 

Dessa forma, você informa diariamente, semanalmente ou mensalmente o seu leitor das principais novidades da sua empresa e conteúdos ricos.

Lembre-se de deixar a opção do leitor tirar o nome da lista de disparos de e-mail, assim você deixa de alimentar uma pessoa que não necessita mais dos seus conteúdos e passa a investir em outros clientes.

  1. Use o SEO em todas as suas ações

Para que a sua empresa de cabeamento estruturado realmente chegue em quem precisa que ela chegue, você precisa fazer uso do SEO – Otimização de Mecanismos de Busca. 

Nesse caso, estamos falando de usar palavras-chaves, hyperlinks e tópicos dentro do seu conteúdo de forma estruturada.

Nas redes sociais, as hashtags ajudam a fazer com que o público desejado vá até a sua postagem a partir das buscas. E, de forma geral, existem boas práticas do SEO que o Google oferece e que devem ser seguidas à risca para evitar o baixo alcance.

Alavanque suas vendas com o Marketing Digital!

Agora que você aprendeu os principais processos que fazem com que você tenha sucesso em vendas com o Marketing Digital, coloque em prática e veja a mudança que será feita. 

Você também pode aplicar uma avaliação patrimonial, caso esse modelo se encaixe na sua marca, para que todos os investimentos sejam organizados e aplicados corretamente e a gestão ocorra de forma mais prática.

Dessa forma, você se concentra na divulgação da sua marca, no atendimento ao público e nas vendas de forma mais direcionada, encontrando potenciais clientes mais qualificados.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.