O Google Analytics é uma ótima ferramenta para descobrir quantos usuários visitam sua loja virtual, qual a frequência de visitas, as postagens mais populares, palavras-chave que foram utilizadas pelos usuários que encontraram seu site e até mesmo de que parte do mundo são esses usuários. Foi criado principalmente para auxiliar os WebMasters a aperfeiçoarem seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense.
Pelo painel de controle da sua loja virtual é possível fazer a integração com o Google Analytics, podendo mensurar os acessos, abandono de página e a utilização de sua loja virtual, além do Relatório do Analytics onde é possível acompanhar o retorno de sua loja.
Integrando o Google Analytics
Acesse o site do Google através do link: http://www.google.com/analytics/pt-BR e caso ainda não seja cadastrado no Analytics clique em “Criar uma conta”.
Após se cadastrar, você terá as informações necessárias para realizar a integração do Analytics com sua loja virtual.
Acesse em seu painel administrativo Configurações >> Integrações >> Google. Após acessar, você verá os campos a serem preenchidos para realizar a integração.
Script do Google Analytics
– Ative a integração clicando em “Ativo” – Insira o ID de acompanhamento obtido na sua conta da Google no campo indicado após realizar o cadastro no Analytics. | ![]() |
Script de Traking e-commerce do Analytics
Ative a opção de rastreamento utilizado em sistemas e-commerce para acompanhamento e metas de conversão.
– Ative a opção de rastreamento clicando em “Ativo” – Insira o ID de acompanhamento no local indicado. | ![]() |
Após preencher os campos clique em “Salvar Alterações” para finalizar a integração.