Controle de Pedidos e Clientes

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Nessa lição, você irá aprender a configurar os status possíveis para o acompanhamento do pedido e desdobramento do pedido para controle interno e do cliente (caso queira notificá-lo).

Antes, irei exemplificar os status usando um pedido para ilustrar melhor a usabilidade: Quando é feito um novo pedido da sua loja, ele entra com status que esteja definido como tipo “padrão”. Veja, no exemplo abaixo esse status é o Pendente.

De acordo com os Status da listagem, você poderá gerenciar seus pedidos. Iremos falar mais sobre a tela de pedidos mais pra frente. Resumindo, a ferramenta que irá configurar nessa lição está relacionada a organização dos seus pedidos.

Ao gerenciar os pedidos, você poderá inserir um novo Status para ele. Veja a tela de andamento que é exibida na tela de pedidos:

OBS: Com a nova atualização, apenas o status que estiver marcado como o tipo “Status Enviado”, em Localização >> Status do Pedido, exibirá a opção de adicionar código de rastreio, ao dar um novo andamento no pedido.

Você tem a opção de configurar uma mensagem que será pré-carregada no recurso de andamento do pedido ao mudar seuStatus, entre outras opções.

Agora, vamos seguir. Para configurar os Status que irá utilizar nos pedidos, acesse a página inicial do seu painel de controle e clique em Localização >> Status de Pedido.

Sua loja é ativada com alguns status padronizados da plataforma, mas você tem total liberdade para definir estes conforme for melhor para sua logística. Os Status são :

Pendente: O cliente acabou de realizar o pedido e ainda não há o processo de pagamento.
Processando: O pedido e o pagamento já foram realizados, mas o pagamento ainda está em processo de confirmação.
Liberado: Pedido já liberado para entrega.
Cancelado: Pedido cancelado.

Após clicar em editar você poderá editar um status manualmente, modificando o nome, cor, o tipo e ainda é possível definir um texto para envio, assim que a aplicação desse status for realizada.

Para realizar alterações, basta clicar na opção “Editar” na coluna de ações.

Após editar clique em “Salvar alterações” para finalizar.

Para remover algum status, você deverá clicar em “Remover”, na coluna de ações.
Para criar um novo “Status” clique na opção “Novo status” em Localização >> Status de Pedido.

Na tela de adicionar um novo status você poderá definir as preferências do mesmo e uma mensagem que será utilizada para notificar o cliente sobre o novo andamento caso queira:

Após terminar as configurações do novo status clique em “Cadastrar novo status” para finalizar