Controle de Pedidos e Clientes

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Agora você irá aprender como gerenciar seus pedidos da loja virtual. Acesse a página inicial do seu painel de controle e selecione Pedidos >> Gerenciar Pedidos.

A ferramenta “Gerenciar pedidos” permite uma boa organização dos pedidos realizados pelos clientes na sua loja, dos pedidos manuais e dos pedidos realizados no Mercado Livre caso utilize a integração do mesmo.

A listagem de pedidos é dividida em duas partes: Concluídos e Não concluídos

Nesta área você poderá verificar o número do pedido, o nome do cliente que efetuou o pedido, a forma de pagamento escolhida, a forma de entrega, a data de realização da compra e o status para saber o andamento do pedido. Ou, na aba de“Não concluídos” os pedidos que não tiveram uma forma de pagamento e/ou envio selecionadas após o login/cadastro na conclusão do pedido.

Ainda nesta área, você poderá filtrar seus pedidos por Status, por Forma de envio, por Forma de pagamento, e por Origem.

Na opção de edição do pedido, você poderá fazer várias alterações no pedido, como de status, dados do cliente já existente, os endereços de entrega e o principal, assim como a forma de entrega e pagamento. Ações:

 

Lápis: editar pedido

Negativo: excluir pedidos

Impressora: imprimir o pedido

Folha: adicionar um novo andamento

Caminhão: visualizar o rastreio do pedido.

Página do pedido

Essas são as funções e informações principais da página do pedido:

# – Número do pedido

Informações do pedido com as principais funções:

  •   Adicionar andamento no pedido
  •   Enviar e-mail para o cliente
  •   Adicionar nota de observação
  •   Imprimir pedido

Clicando em Alterar Status do pedido você abrirá essa caixa:

 

Lembra da lição sobre Status? (Localização >> Status de Pedidos)

A mensagem definida nas configurações do Status será pré-carregada no campo de “Mensagem” da imagem acima.

Para adicionar o Andamento, basta selecionar o novo status para o pedido, marcar/desmarcar as opções desejadas e clicar em “Adicionar andamento”.

Voltando na tela do pedido você verá as informações de:

Dados do cliente

Clicando em “Alterar” você poderá mudar o cliente relacionado ao pedido. Na aba ao lado você poderá adicionar um “Novo Cliente” para relacionar ao pedido.

Basta preencher as informações do novo cliente.

Endereço principal e Endereço de entrega

No ícone de lápis você poderá editar as opções conforme desejado.

Itens do pedido

Clicando no link do “ID”, você verá a página do produto comprado. Ao lado de cada item do pedido você verá os ícones paraadicionar mais produtos, ou excluir este item.

Informações da forma de entrega

Clicando no ícone de “lápis” para edição, você poderá alterar a forma de entrega para outro módulo de Frete & Formas de envio ativa em sua loja.

Informações da forma de pagamento

Nas informações da forma de pagamento você poderá editar a forma de pagamento e reenviar as informações de pagamento para o e-mail do cliente. Você também pode adicionar valores e dar desconto em R$ ou % diretamente no pedido. Além de adicionar um cupom de desconto no pedido. Caso realize alguma alteração, clique em “Atualizar Valores”.

Histórico de andamentos

Ao fim da página do pedido fica o “Histórico de andamentos do pedido” e a opção de “Cancelar” as alterações feitas no pedido, “Salvar & Manter edição” para permanecer na página do pedido após realizar as alterações, e “Salvar Alterações”para finalizar as alterações realizadas.

Outras funções

Em Pedidos >> Gerenciar pedidos, você poderá realizar outras ações de gestão como adicionar um novo pedido e realizar ações em massa.

Primeiramente, selecione os pedidos, depois clique em “Pedidos selecionados” para realizar as ações:

Para finalizar esta parte, basta clicar no ícone de “Excel” para baixar a listagem dos produtos.